Humanidade não pode salvar o planeta, afirma criador da Teoria de Gaia.
Para James Lovelock, puxamos um 'gatilho' ao iniciar aquecimento, mas não sabemos qual será o desfecho. Mudar os hábitos para tentar salvar o planeta é "uma bobagem", na opinião de um dos mais conceituados especialistas em meio ambiente no mundo, o britânico James Lovelock, para quem a Terra, se for salva, será salva por ela mesma.
"Tentar salvar o planeta é bobagem, porque não podemos fazer isso. Se for salva, a Terra vai se salvar sozinha, que é o que sempre fez. A coisa mais sensível a se fazer é aproveitar a vida enquanto podemos", afirmou Lovelock em entrevista à BBC.
O cientista de 90 anos é autor da Teoria de Gaia, que considera o planeta como um superorganismo, no qual todas as reações químicas, físicas e biológicas estão interligadas e não podem ser analisadas separadamente.
Considerado um dos "mentores" do movimento ambientalista em todo o mundo a partir dos anos 1970, Lovelock é também autor de ideias polêmicas como a defesa do uso da energia nuclear como forma de restringir as emissões de carbono na atmosfera e combater as mudanças climáticas.
Gatilho
Para Lovelock, a humanidade não "decidiu aquecer o mundo deliberadamente", mas "puxou o gatilho", inadvertidamente, ao desenvolver sua civilização da maneira como conhecemos hoje.
"Com isso, colocamos as coisas em movimento", diz ele, acrescentando que as reações que ocorrem na Terra em consequência do aquecimento, entre elas a liberação de gases como dióxido de carbono e metano, são mais poderosas para produzir ainda mais aquecimento do que as próprias ações humanas.
Segundo ele, no entanto, o comportamento do clima é mais imprevisível do que pensamos e não segue necessariamente os modelos de previsão formulados pelos cientistas.
"O mundo não muda seu clima convenientemente de acordo com os modelos de previsões. Ele muda em saltos, como vemos. Não houve aumento das temperaturas em nenhum momento neste século. E tivemos agora um dos invernos mais frios em muito tempo em todo o hemisfério norte", diz Lovelock.
Energias renováveis
Durante a entrevista à BBC, o cientista britânico afirmou ainda não ver sentido na busca de alguns hábitos de consumo diferentes ou no desenvolvimento de energias renováveis como forma de conter as mudanças climáticas.
"Comprar um carro que consome muita gasolina não é bom porque custa muito dinheiro para manter, mas essa motivação é provavelmente mais sensata do que a de tentar salvar o planeta, que é uma bobagem", diz.
Para Lovelock, a busca por formas de energia renováveis é "uma mistura de ideologia e negócios", mas sem "uma boa engenharia prática por trás".
"A Europa tem essas enormes exigências sobre energias renováveis e subsídios para energia renovável. É um bom negócio, e não vai ser fácil parar com isso, mas não funciona de verdade", afirma. BBC Brasil - Todos os direitos reservados.
Estadão, 31/3/2010, MPEG.
Sobre a Hipótese Gaia
quarta-feira, 31 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amazonia
Amazônidas: pequeno kaiapó
Links
Amazon Rainforest
(30)
Amazônia
(29)
Bioma Amazônico
(15)
Aquecimento Global
(12)
Desmatamento
(11)
Impactos na Amazônia
(9)
deflorest
(8)
Pecuária Bovina
(7)
Altamira
(6)
Cidades Amazônicas
(6)
Emissão de poluentes
(5)
Fundo Amazônia
(5)
Gaia
(5)
UHE Belo Monte
(5)
Amazonia
(4)
Indígenas
(4)
Região Norte
(4)
Vale do Rio Doce
(4)
Agência Brasil
(3)
Andrade Gutierres
(3)
BNDES
(3)
Cultura Amazônica
(3)
Energia
(3)
Indios
(3)
MPF
(3)
Rio Xingu
(3)
Belém
(2)
Beo Monte
(2)
Cacau
(2)
Extração Ilegal de Madeira na Amazôia
(2)
Fator Seguradora
(2)
Indústria de Móveis
(2)
Marabá
(2)
Odebrecht
(2)
Avatar
(1)
B
(1)
Belo Monte
(1)
Biocombustíveis
(1)
Br-163
(1)
Cadeia
(1)
Camargo Corrêa
(1)
Cartografia
(1)
Encontro da Àguas
(1)
Extração Ilegal de Madeira na Amazonia
(1)
Finam
(1)
Fraudes da Sudam
(1)
Ibama
(1)
J. Malucelli Seguradora
(1)
James Cameron
(1)
Juruti
(1)
Lula
(1)
Madeira
(1)
Manaus
(1)
Mata da Pirelli
(1)
Mineração
(1)
Moju
(1)
Pará
(1)
Política de Privacidade
(1)
Produtos Orgânicos
(1)
Projeto Juruti
(1)
Quilombolas
(1)
Rio Guamá
(1)
Rio Negro
(1)
Rio Solimões
(1)
Sema
(1)
Sudam
(1)
Thomas Lovejoy
(1)
UBF
(1)
bacia amazônica
(1)
cbers
(1)
madeira ilegal
(1)
madeireiras
(1)
rios amazônicos
(1)
território.
(1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário