terça-feira, 6 de abril de 2010

A Amazônia não conhece a Amazônia

Achei muito significativa a notícia do agenda de eventos do  projeto  Saber da Fonte que leva ao público , durante um mês, pesquisas sobre a cultura amazônica. Mostra que a visão da realidade é sempre limitada e fragmentária. Deve nos fazr lembrar que, muitas vezes, e sobre muitas coisas, nós mal conhecemos "um palmo a frente do nariz". Muitos indagariam espantados:  para  que informar sobre cultura amazônica para amazônidas? Eu arrisco uma resposta. Porque não nos conhecemos de fato. Oferecer uma visão de totalidade das coisas, mesmo que sempre questionável e imcompleta, é função dos estudiosos, da ciência. E a todos nós, cabe a função de buscar ou divulgar o saber. Um povo que não conhece sua história e sua identidade não pode pensar um futuro comum.

O projeto - O universo cultural da Amazônia inspira inúmeros estudos e pesquisas acadêmicas, registros que desvelam patrimônios inestimáveis e plenos de sentido, cuja divulgação e apropriação pela sociedade é imprescindível. O Saber da Fonte constitui um espaço de sucessivos diálogos culturais consagrados às culturas populares e identidades culturais amazônicas, com o compromisso da partilha dessas preciosas descobertas.

"O paraense precisa conhecer para gostar e valorizar o que é seu. Nesse sentido, o projeto foi criado para trazer à sociedade informações que geralmente ficam limitadas ao meio acadêmico", explica Júnior Soares, gerente geral de Artes Literárias e de Expressão de Identidade do IAP.

Além de buscar a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade para socializar o conhecimento científico, o Saber da Fonte prevê a publicação das pesquisas produzidas pelos pesquisadores. A primeira etapa do projeto vai até junho, a segunda será realizada entre os meses de agosto e setembro.

Veja a propramação do evento no link da Agência Pará (Com informações )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo