quinta-feira, 1 de abril de 2010

Boas Fábricas da Floresta - Os móveis do Acre

No Acre o Governo incentiva a produção certificada de móveis  com a criação do Polo Moveleiro em Rio Branco.  Inaugurado em 2004, tem o papel de incentivar o uso sustentável dos recursos florestais, oferecendo às empresas locais toda a infraestrutura necessária para o completo desenvolvimento dos produtos. Estão à disposição das empresas um núcleo de design, marcenaria para prototipagem, equipamentos para acabamento, estufas de secagem de madeiras e uma sala de treinamento. Atualmente, uma rede nacional, a Casa & Construção vai colocar os produtos no mercado brasileiro. A produção do pólo moveleiro conquistou rigosoras certificações e mostra que a sustentabilidade não é incompatível com o mercado. Atualmente, o pólo lança nova linha e amplia seu portifólio de produtos. Nada de madeira bruta e ilegal saindo da Amazônia para mercados nacionais e interncionais. A indústria pode ser na Amazônia e operar de madeira legal e sustentável.

Imagem reproduzida do Portal do Pólo Moveleiro.
A Indústria Moveleira No Acre
A Amazônia representa um terço das florestas tropicais do mundo. A região abriga as maiores reservas de produtos madeireiros (60 bilhões de m3 em tora). O Acre, com 153 mil km2, é um Estado quase totalmente coberto por florestas, em torno de 90%, possui um percentual de 70% das florestas com potencial de exploração madeireira sustentável.
O setor moveleiro acreano caracteriza-se pela grande quantidade de micro e pequenas empresas - 77% delas possuem até 10 funcionários - com cerca de 350 marcenarias que geram, aproximadamente, 1.300 empregos diretos. Esta indústria consome cerca de 18 mil m³ de madeira por ano, sendo 67% na forma de blocos e pranchões (Perfil Competitivo do Estado do Acre, SENAI 2002).



Nos últimos anos, a indústria moveleira acreana vem desenvolvendo a sua capacidade de produção, aprimorando significativamente a qualidade dos seus produtos, utilizando-se principalmente de tecnologias mais avançadas. Apresenta como principais fatores de competitividade a madeira tropical, a certificação da produção, a inovação baseada no aprimoramento do design e da utilização de outros materiais alternativos de manejos florestais.

Fonte Pólo Moveleiro do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo