quarta-feira, 31 de março de 2010

As fábricas da floresta: o Pará ganha sua primeira fábrica de Cacau em Medicilândia.

Fotos : reprodução do For Life
 Medicilândia, município localizado na região da   Transamazônica, comportará a primeira fábrica de chocolate da Amazônia. O empreendimento já construído será agora equipado para funcionar a partir de setembro próximo deste ano. Em equipamentos serão investidos R$ 1 milhão, via convênio celebrado entre a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) e a Fundação Viver Produzir Preservar (FVPP), proponente do projeto.Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo à Cacauicultura (Funcacau), criado pela governadora Ana Júlia Carepa em 2008. A agroindústria tem capacidade para processar até 100 quilos de amêndoas por hora.  As amêndoas da Transamazônica servem ao requintado mercado europeu; uma fábrica da Áustria processa o produto e transforma em chocolates finos.
Entenda melhor
          Responsável por 70% da produção de cacau do Brasil, a Transamazônica produz uma das melhores matérias prima do mundo para a fabricação do chocolate.As amêndoas da Transamazônica servem ao requintado mercado europeu -  uma fábrica da Áustria processa o produto e transforma em chocolates finos. Medicilândia, município localizado na região da Transamazônica, comportará a primeira fábrica de chocolate da Amazônia. O empreendimento já construído será agora equipado para funcionar a partir de setembro próximo deste ano. Em equipamentos serão investidos R$ 1 milhão, via convênio celebrado entre a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) e a Fundação Viver Produzir Preservar (FVPP), proponente do projeto.

          Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo à Cacauicultura (Funcacau), criado pela governadora Ana Júlia Carepa em 2008. A agroindústria tem capacidade para processar até 100 quilos de amêndoas por hora.
     
            No Brasil um dos principais importadores do cacau orgânico é a empresa de cosméticos Natura. A comercialização começou ainda em 2008 quando foram vendidas as primeiras 50 toneladas de amêndoas. Neste no a expectativa de exportação tanto para o mercado nacional quanto para o internacional deve chegar a 80 toneladas.

              Produtividade - O Pará, segundo maior produtor brasileiro de cacau, perdendo apenas para a Bahia, busca em cinco anos atingir o primeiro lugar no ranking nacional. Em 2009 a produção do estado chegou a 56 mil toneladas, um crescimento de 20% nos últimos três anos.
             Com uma área plantada de 69 mil hectares o Pará expande a lavoura anualmente com o plantio de 10 mil novas hectares. Em todo o estado onze mil famílias estão envolvidas na atividade cacaueira, sete mil só na Transamazônica.
Darcírio Wronski é presidente da Associação de Produtores de Orgânicos da Transamazônica. Recém chegado de um intercâmbio na Alemanha ele conta que se sentiu maravilhado de ver o cacau produzido na propriedade dele em Medicilandia,- uma das primeiras certificadas pelo mercado internacional - se transformar em um requintado chocolate." Produzimos aqui um dos melhores produtos para a industria chocolateira do mundo", garantiu o cacauicultor.




Por Iolanda Lopes- Sagri

 Com foto reproduzidas do site oficial da cidade de Medicilandia.

2 comentários:

Anônimo disse...

a cidade que não para de clesse va medicilándia
vanildo marques lima de imperatriz ma

vanuza disse...

espero voltar ai um dia e encontrar uma cidade bem mais evoluida

Postar um comentário

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo