quarta-feira, 5 de maio de 2010

Segundo o Instituto do Home e Meio-Ambiente da Amazônia (Imazon),  o Pará continua ocupando a posição de líder do desmatamento em toda a região Norte e, dos cinco municípios que mais desmataram em toda a Amazônia no mês de março passado, cinco – Moju, Tailândia, Monte Alegre e Novo Progresso – são paraenses. Impressionante é que apenas os três primeiros municípios contribuíram com 15% do desmatamento total na região.


Além disto, uma questão preocupante se impõe, em março de 2010, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 76 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, o que representa  aumento de 35% em relação a março de 2009 quando o desmatamento somou 57 quilômetros quadrados, destacou o pesquisador Adalberto Veríssimo, coordenador da Pesquisa à imprensa.
Verifica-se que o chamado vetor de desmatamento parece deslocar-se, até pouco tempo o líder da lista dos municípios que mais desmatavam era São Félix do Xingu na região sudeste do Pará, área de ocupação recente, o que não é o caso de Moju.
O que será que ocorre no município de Moju- expansão do biocombustível ? A floresta éstá dando lugar a quê? Demanda para a ciência.


Fonte Imazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo