domingo, 31 de maio de 2009

Amazônia: o que é isso ?

Amazônia: bioma, região, sociedade ?

                 Podemos encontrar argumentos científicos para dizer que a Amazônia é um bioma (ou parte) uma região de um país, ou até uma "sociedade regional", a apartir do ponto vista sócio-cultural. A generalização, entretanto, será sempre a simplificação didática sujeito a contra-pontos. No entanto, o exercício é sempre muito importante e producente.




              A Amazônia é um território marcado por grande complexidade natural, onde destacando-se a floresta tropical, mas não somente.Alguns podem dizer também que ela é uma região, por suas características internas que asseguram "homogeneidade" e identidade, que a diferenciam de qualquer outro espaço dentro do Brasil, mas também dentro do planeta.
Manicore/AM (reprodução)

A diversidade de biomas está para além disto. Mas,  já  que a floresta tropical é o elemento de maior expressão e notoriedade mundial, é prudente lembrar que na Amazônia existem três vezes mais cabeças de gado bovino que pessoas. É a maior reserva de biodiversidade do planeta. Entretanto, não exclusivamente. Não é um banco biogenético, apenas. E também um banco da sócio diversidade, formada, majoritamente caboclos (mistura de brancos e índigenas); brancos e suas derivações ( lembrando que em muitas áreas, migrantes de outras regiões do país são predominates);  índígenas em diversos níveis de integração com o "branco"', desde comunidades bem aculturadas até até tribos "isoladas"; negros, onde se destacam as sociedades quilombolas. Não em número, mas pela cultura e organização social diferenciada. Bem, esta é uma divisão apenas ilustrativo-didática, para lembrar que aqui não vivem apenas jacarés e araras.

              A sócio-diversidade regional é um tema complexo sobre o qual as ciências ainda debruçam-se firmente. Não obstante, uma lembrança se faz prudente, a sociedade amazônica, idenpendente de suas origens étnicas, é uma sociedade de classes com forte desigualdade na distribuição da riqueza e do poder e, nisso reside a essência de grande parte de suas problemáticas.

            Na amazônia  vive-se em um Estado Democrático de Direito,  portanto, agentes que não são amazônidas de origem, nacionais e internacionais têm forte participação política sobre a realidade regional: pessoas, empresas nacionais e empresas globais como a Companhia Vale do Rio Doce, Grupo Bertin- Bracol, multinacional da cadeia da carne e couro,Grupo Maggi (produção de derivados da soja) para citar apenas exemplos repesentativos no plano econômico. Como uma sociedade democrática e economia integrada ás redes nacionais e internacionais de produção  tais agentes fazem parte da realidade amazônica e influenciam em todas as dimensões sociais. Além das organizações internacionais não governamentais com diversos objetivos e formas de condução de propósitos, muitos deles ligados a defesa do meio ambiente.


            E uma das maiores reservas de água doce do planeta, mas não só.  O rio, para o amazônida não é apenas "água".  È transporte. È cultura.  È fonte alimento (pesca). É também, objeto da fronteira energética, representando uma das alternativas nacionais para a produção de energia limpa -  o que gera também impactos sobre as comunidades e meio ambiente.

         Os recursos  naturais amazônicos podem  prestar GRANDES SERVIÇOS AMBIENTAIS à humandidade, mas isso não significa o "fim da história" de conflitos pelo uso de seus recursos. O uso dos recursos naturais amazônicos ainda precisa ser pensado, acordado, regulado por suas populações de forma que assegure justiça distribuitiva e fortaleça a qualidade de vida  aos que aqui vivem:

            - índios, caboclos em suas diversas formas: extrativista, agricultores, ou agro-extativistas;

            - peões em diversas modalidades urbanas e rurais, sem terras, sem casa, sem comida, sem direitos... ;

            - a população urbana que represetna a maioria da população. Sim,a maioria dos amazônidas vivem nas cidades;

           A Amazônia é um espaço articulado e integrado a sociedade global e não o elo perdido da sociedade nacional. Suas cadeias produtivas mais expressivas: cadeias mínero-metálicas, cadeia agropecuárias (lideradas pela produção soja e pela cadeia da carne e couro) e de produção vegetal estão cada vez mais amadurecidas em complexos circuitos conectados produtiva, comercial e financeiramente aos fluoxs globais.

          A Amazônia é um espaço integrado ao processo de globalização tanto na perspectiva econômica quanto na perspectiva política de grandes mobilizações pela defesa de direitos humanos e/ou de preservação/conservação dos direitos humanos.

         A Amazônia é o contra-ponto da modernidade e a pós-modernidade ao mesmo tempo. É testemunha do passado e elemento de construção de um futuro em novas bases. A Amazônia é história que se realiza no acontecer solidário do mundo globalizado, com especifidades muito mais complexas do que os "mitos" sobre a região dão conta de explicar e que preconceitos tentam simplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo