sábado, 30 de maio de 2009

Missão do Amazônia : amazônia o que é isso?

O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) colocou a Amazônia, ou melhor a floresta amazônica, no centro da questão ambiental global. Aponta-se a redução das áreas de floresta como uma das causas do aquecimento do PLANETA, ligado diretamente ao aumento da concentração de gases potencializadores do efeito estufa.

Na Amazônia, estudos diversos atestam que esta conversão se dá para converssão das áreas de floresta em pastagens, áreas agrícolas, areas urbanas e de infraestrutura etc). Uma míridade de polêmicas piaram sobre o tema tanto no que tange as causas do aquecimento global, quanto sobre os fatores que levam ao redução das florestas do bioma amazônia., ou sobre a participação extada de cada fator, o mesmo desafio que coloca para as causas do do aumento de gases poluidores na atmosfera (GEE)e o aqueicimento correlato da temperatura do planeta. Não obstante, é fato: i) a temperatura da terra tem aumentado, ii) a floresta amazônica está diminuindo. ii) florestas e clima estão intríssecamente relacionados.Portanto,a questão está colocada para o mundo, para o Brasil e para a Amazônia.

Diante disso, a CONTENÇÃO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO ((ou necessidade de contenção) tornou o EPICENTRO DA POLÍTICA AMBIENTAL NACIONAL e Amazônica ganhou maior visibilidade no contexto internacional. As problemáticas regionais ligadas a expansão do povoamento regional, estruturação regional e conflitos pelo uso do território e de seus recursos ganham novas formas. Ganham novos significados.

Decorre que, se de um certo ponto de vista, isso é positivamento gerador de novas possibilidades de uso da floresta, Por outro, pode também, agravar pode reinventar a percpeção simplicada do mundo sobre a região que a a vê predominantemente como floresta, eldorado, coisa mítica. E neste contexto, que este blog coloca-se, é nossa missão é contribuir para com a divulgação da realidade amazônica e com o debate sobre seus rumos diante a conjuntura global.


Neste propósito, teremos três linhas de post no blog:

- informação: destinada ao público em geral, com destaque para os estudantes em todos os níveis, com textos e documentos sobre a região. Tais textos, serão motivados pelos rumos da política pública regional, da dinâmica produtiva, da agenda ambiental, das lutas dos povos da floresta, d , ds conflitos reginais pelo uso dos recuros. Assim, para cada ano de existência da idéia de Amazônia, postaremos um bolteim intitulado Amazônia É, para oferecer ao público em geral, elementos sobre a região amazônica na perspectiva da geografia, na perspectiva de totalidade. Este é um exercício que me imponho como amazônida. Atentos ao rigor que a ciência nos obriga, procurando nos amparar nos estudos científicos regionais e nas metodologias de levantamento de dados, produção de informações e conhecimentos.

- divulgação: apresentação de textos científicos relevantes ou resenha deles.

- opinião: como só blogosfera nos permite, análises de fatos e processos em cursos.


Saudações Amazônidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo